17 novembro 2008

O Mercado Brasileiro de Games

Nos últimos meses eu ando vendo algumas boas noticias pro mercado de jogos do Brasil, coisas que pretendem mudar, até radicalmente, o cenário de consoles por aqui (ou é isso que eu sinceramente espero).

Coisas como o anúncio da Sony em lançar oficialmente o Playsyation 2 no Brasil, inclusive com a montagem do console por aqui, o que baratearia muito o preço. Eu acho um bom passo esse, já que o Brasil ainda está na geração "play2", sendo o mais popular. Pensando mais a fundo, o Play2 é popular aqui graças a pirataria que tornam o preço dos jogos muito acessível as classes mais humildes. Lógico que pirataria é ruim, mas se ver o preço de um jogo original, onde em lojas grandes e "oficiais" não sai por menos de cem reais, e ver que o piratão custa deizão, é compreensível. Se essa história vingar, e o console (Deus queira tambem os jogos) baratearem bastante, há uma chance dos originais ganharem espaço.

Outra notícia boa é a vinda da Proximo Games pra cá. É uma empresa mexicana que promete revolucionar o mercado brasileiro de consoles e games, já que a proposta deles é comprar diretamente do fabricante e vender a preços realmente competitivos e, diria até, mais justos. Essa tambem, se vingar, fará o mercado e a população gamer se interessar mais em produtos oficiais. A primeira sede deles vem aqui pra Curitiba dentro de alguns meses. Assim que a tal loja abrir irei conferir e postar as impressões aqui.

E por último é o lançamento do console novo da Tec Toy, o Zeebo. Não saiu muitas informações sobre ele, mas já se sabe que ele não terá entrada para cartuchos ou mídias e usará uma plataforma nova. Os jogos serão todos comprados e baixados via internet (o que eu acho uma boa já que a tendência dessa nova geração é esse suporte online todo). O que me assustou um pouco é que os jogos disponíveis que eles já colocaram no site oficial do Zeebo, procurando informações no Google, são todos de plataforma móvel, ou seja, jogos para celular. MAS a proposta da Tec Toy é lançar o console aqui para o público popular, o que significa preços acessíveis e competitivos (seja lá o que isso signifique para eles).

Tudo isso, somado a vinda de uma filiar da Ubisoft no Brasil (que eu acabei de lembrar), me dá uma sensação de que a tendência é querer mudar a imagem do Brasil como um mercado fraco pra games e com pirataria forte. Espero de todo coração que isso realmente mude, que os jogos originais e oficiais se tornem mais baratos, acessíveis e por consequência populares e que o governo sinta que nós gamers queremos mais incentivo deles.

Fonte das notícias:
http://gamerbr.blig.ig.com.br/
http://www.judao.com.br/games/sony-anuncia-lancamento-oficial-do-playstation-2-no-brasil/