04 agosto 2008

Comecei entrando nesse mundo do RPG de mesa com um sistema de regras simples que tinha no mercado. O 3D&T.
Me lembro até hoje comprando um manual revisado e ampliado na Itiban, estudando suas regras, achando tudo aquilo muito legal e maravilhoso. Uma das melhores campanhas de RPG que já joguei na vida foi uma medieval usando o 3D&T. E foi possível jogar algo não-anime no sistema, ele era muito adaptável e permitia criar regras novas muito facilmente. Não precisava ficar escrevendo milhões de coisas numa planilha frente-verso, calculando valores e mais valores pra preencher, tendo que reler como fazia cada coisa pois tinha regras específicas pras mais diversas ações. Nada. Era só comprar atributos, vantagens e desvantagens com 10 pontos e o resto era no improviso. E funcionava muito bem.
Mas eu comecei 3D&T "da metade pro final" em relação a vida útil do sistema. Aos poucos menos material foi sendo publicado, mais rumores sobre briga com a editora e o criador do sistema (que confirmam hoje serem verdadeiros), menos atenção ao sistema foi sendo dada de modo geral. Ainda consegui comprar um suplimento especial com Holy Avenger e Tormenta e um Manual do Aventureiro, mas já enxergava o fim do túnel pro 3d&T. O Criador mudou de editora e isso me desanimou muito. Isso pra mim soou como um atestado de óbito. E eu fui me obrigando a ter de adotar outro sistema.
Cassaro na nova editora lançou 4D&T. A união das regras simples do 3 com o sistema popularíssimo D20, e eu comprei o manual básico. Não tinha nada a ver com o meu 3D&t, mas introduzia o jogador ao sistema D20 com bastante facilidade. Era o que eu precisava. Fui me aprofundando nesse sistema antigo e popular, conhecendo suas regras, aprendendo a gostar do meu novo "lar". Comprei um Livro do Jogador de D&D de um amigo e comecei a jogar várias campanhas nesse sistema. Estava me adaptando bem.
Até ver uma notícia no Blog do Doutor Careca, com o título "A volta do 3D&T".
Como de uma hora para outra, todas aquelas planilhas de personagens em 4d&t e D&D que eu tinha feito pra treinar as regras pareceram rabiscos. As regras que aprendi a gostar do Livro do Jogador viraram um monte de numeros e tudo o que eu estava fazendo nesse sistema perdeu sentido. O 3d&t estava voltando, e sua simplicidade e diversão vinham junto! Não precisava mais perder um dia inteiro de campanha só preenchendo ficha de personagem. Estava de volta os meus "10 pontos pra gastar". Peguei do fundo da gaveta meus suplimentos e meu Manual Básico, tirei pó deles e estou relendo tudo de novo sabendo que em breve terei mais pessoas jogando comigo.
No fundo devo ser meio burro. Saber que tem um sistema todo completo e muito mais rico a meu alcance e mesmo assim gostar de um sistema tão básico. Sempre gostei das coisas mais simples, em qualquer situação e acho que isso cabe aqui no RPG tambem. Hoje descobri que sou um 3D&Tista. E estou cada vez me sentindo bem com isso.