27 novembro 2006

Produtoras de jogos classificam Wii como pechincha


Na guerra que começa a ser travada na indústria de videogames, a Nintendo pode estar começando em posição mais fraca, mas obteve aliados poderosos: as produtoras de jogos, que apreciam as características pouco convencionais do novo Wii e o fato de que o custo para desenvolver jogos para ele é cerca de metade do exigido pelas máquinas da Microsoft ou da Sony.
Com dois potenciais sucessos prontos para lançamento e cerca de três dúzias de títulos esperados até o final do ano, a Nintendo deve ser capaz de entregar consoles e jogos mais rápido que suas rivais de maior porte, que ampliaram significativamente a potência e a capacidade gráfica de suas máquinas.

Na tentativa de antecipar todas as tendências futuras com seus novos consoles e dotá-los das mais avançadas tecnologias, Microsoft e Sony estão abrindo mão dos lucros imediatos que a Nintendo colherá com o Wii, que chega ao mercado em 19 de novembro.

Ao preço de 250 dólares, o Nintendo Wii será vendido por valor equivalente a cerca de metade do PlayStation 3, da Sony, e do Microsoft Xbox 360. O console da Nintendo se destaca claramente dos concorrentes, graças a um controlador dotado de sensores de movimentos que pode redefinir a maneira pela qual videogames são jogados, porque permite que os usuários o manipulem como uma espada ou raquete de tênis, por exemplo.

"O aparelho precisa dos recursos gráficos mais avançados para ser divertido? Não", disse Laurence Detoc, que comanda as operações norte-americanas da Ubisoft, e espera ter oito jogos para o Wii nas lojas em prazo de um mês do lançamento do console.

Bons jogos vendem consoles, e o Wii será lançado com os altamente aguardados "The Legend of Zelda: Twilight Princess" e "Red Steel", um jogo de combate da Ubisoft desenvolvido exclusivamente para o Wii.

A Nintendo anunciou que terá 20 títulos disponíveis para o Wii no lançamento, e outros 13 no final do ano. O número se compara ao total de 22 títulos planejados para o PS3 até o dia 31 de dezembro.

A companhia japonesa, que liderou o mercado de videogames até a chegada do PlayStation original em meados dos anos de 1990, venderá jogos do Wii por cerca de 50 dólares, ante 60 dólares da maioria dos novos games para PS3 e Xbox 360.

O preço mais baixo pode mascarar lucros maiores para as produtoras de jogos. Os consumidores pagarão 17 por cento menos por games do Wii em relação aos rivais, mas as produtoras dizem que os custos de desenvolvimento dos títulos são metade ou menos.

O presidente-executivo da THQ, Brian Farrell, disse que o investimento em um videogame de nova geração pode ficar entre 12 milhões e 20 milhões de dólares, enquanto a fatura relativa a um título para o Wii pode ficar de 5 milhões a 8 milhões de dólares.

A THQ terá "Cars" e outros três jogos prontos para o lançamento do console da Nintendo.

Fonte: Terra



CHUPA PS3! =D