08 novembro 2006

5 coisas que você precisa saber sobre os biarticulados de Curitiba:

1. Todos gostam de ônibus apertado. É incrível o quanto as pessoas curtem ficarem no aperto. Elas entram e se aglomeram feito abelhas na frente da porta e ficam por ali, sem se espalhar. Quando abre um espaço, elas não se mexem pra ele.

2. Velhas não tem Semancol. Sempre, mas SEMPRE tem uma velhinha carregando uma sacola grande que sai atropelando tudo e todos na sua frente como se o ônibus fosse deixar ela ali, mesmo com ela já do lado de dentro. E geralmente não conhecem a lei da física "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço" pois insistem em passar ela e a sacola por frestas que só cabem a unha do dedinho do pé.

3. Bancos são para os fracos! Assim que alguém levanta do seu banco para saltar do ônibus, as pessoas que estão em pé em volta não se sentam no lugar. Ficam paradas fingindo estarem distraídas o suficiente para não notar o banco vazio. Essa atitude pode demorar de alguns segundos a quinze minutos, dependendo da quantidade de velhinhas sem noção por m² presentes no veículo.

4. Não insista: Motoristas não gostam de você. A não ser que você entre pela porta número um e faça o meliante notar sua presença, ele não vai esperar ninguem a mais fora do "bolo principal" entrar. Ele não vai parar com as portas alinhadas aos tubos, ele não vai esperar você entrar inteiro pra fechar a porta e você vai ter seu rabo-de-cavalo preso pro lado de fora, ele não vai frear aos poucos e suavemente quando precisar parar. Eles não sabem o que é "Sinal Amarelo".

5. Quer sair do ônibus? Aguarde sua vez. Aquela história de "aguarde sempre o desembarque" é tão real quanto a inocência da Britney Spears. Sempre terá pessoas que não esperarão você sair do ônibus pra embarcar. Você será praticamente empurrado de volta pra dentro se não tiver um mínimo de força de vontade nessas horas.